A Construção Civil como uma das alavancas de desenvolvimento no Brasil
Em 2021, mesmo durante a pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 9,7% no país, a maior alta em 11 anos. No estado do Rio de Janeiro o setor registrou o melhor desempenho desde 2010, com crescimento de 7,4%. Em janeiro deste ano, o número de trabalhadores no setor alcançou o maior patamar desde 2016, totalizando 191.441 vagas formais e o Nível de atividade da Construção Civil, no 1º trimestre de 2022 é o melhor dos últimos 10 anos.
Os números comprovam o potencial da construção civil na economia brasileira, fundamental no período pandêmico que o país enfrentou nos últimos dois anos. O Governo Federal está cada vez mais incentivando a atuação da construção civil no país, principalmente a habitacional, através do Programa Casa Verde e Amarela, que já entregou mais de 1,2 milhão de unidades entre 2019 e 2022, reduzindo o déficit habitacional.
A Caixa Econômica Federal também é uma grande incentivadora para que a construção civil no seguimento habitacional faça cada vez mais pelo país e pela população com a criação de programas para possibilitar a realização da moradia própria pelos brasileiros, como a redução dos juros do crédito imobiliário, linha de crédito para profissionais de segurança pública e diversas iniciativas.
Essas iniciativas do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal também justificam o crescimento dos números relacionados ao setor da construção civil no último ano, pois, incentivam um dos seus pilares, o setor habitacional, essencial para a diminuição do déficit habitacional, geração de empregos, e o desenvolvimento social e econômico do país.