ESG
ESG é o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar sua atuação visando o bem-estar da sociedade a partir de três pilares: Ambiental, Social e Governança.
Confira abaixo as ações desenvolvidas pelo Grupo Aceplan em seu compromisso com ESG:
Contribuir de maneira positiva para a sociedade e o meio ambiente faz parte dos nossos princípios. Construímos com responsabilidade e acreditamos no desenvolvimento sustentável para melhorar o mundo em que vivemos.
Valorização e proteção da natureza
Através do Projeto “Plantar o Amanhã”, realizamos o plantio de 300 mudas em uma área destinada a preservação ambiental. Convidamos nossos clientes, colaboradores e parceiros para realizarem o plantio e como forma de agradecimento e homenagem, a árvore recebeu o seu nome em uma placa fixada a árvore. Esta ação reforçou o nosso comprometimento com o meio ambiente.
Apoio: Parque Estadual da Serra da Concórdia – Valença/RJ
Projeto RECRIAR
Reflorestamento
Doação de mudas para as secretarias de Meio Ambiente de Volta Redonda e Barra Mansa para compensação ambiental.
Selo Azul
Somos a única empresa da região Sul Fluminense com a certificação Selo Azul, da Caixa Econômica Federal. O Selo Azul é um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal. Um sistema de classificação do índice de sustentabilidade de projetos habitacionais.
Receber uma certificação tão importante como essa, mostra que estamos no caminho certo para oferecer cada vez mais aos nossos clientes um produto de qualidade.
Energia fotovoltaica
O Grupo Aceplan começou a gerar energia solar em 2022, através da AC ENERGY. A energia limpa gerada pelas usinas abastece as nossas obras e frentes de negócio do Grupo, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade.
A produção de energia solar pelo Grupo Aceplan equivale a 25.769 árvores plantadas.
Utilização de bloco estrutural cerâmico
A produção deste material emite menos gás carbônico na atmosfera e consome menos água, se comparados aos blocos e paredes de concreto. Além disso, a cerâmica é um material 100% reciclável e contribui para o isolamento térmico, reduzindo a necessidade de sistema de regulação de temperatura.
Reuso de madeira
Todas as nossas obras fazem reuso de madeira, de forma que reduzimos o desperdício do material e a quantidade de resíduos de obra – problema recorrente na construção civil.
Segregação de resíduo (NBR 15114)
Considerando que os resíduos da construção civil representam um percentual significativo dos resíduos sólidos produzidos nas áreas urbanas, é importante garantir que eles sejam gerenciados de tal maneira que os impactos ambientais da atividade sejam minimizados.
Pensando nisso, nós fazemos a segregação de resíduos em nossas obras.
Transbordo e triagem de resíduos (NBR 15112)
Você sabia que mais de 90% dos resíduos gerados na construção civil podem ser reciclados?
As áreas de transbordo e triagem são responsáveis pela coleta de resíduos e pelo direcionamento desses materiais ao seu destino.
Nós temos áreas de transbordo e triagem em nossas obras!
Diálogo de Segurança
Realizamos no canteiro de obra reuniões educativas que tratam de assuntos de segurança do trabalho, saúde e direitos humanos.
Inclusão social na construção civil
O Grupo Aceplan participa e apoia iniciativas de inclusão social na construção civil, principalmente, com a inserção e capacitação de populações em vulnerabilidade social e mulheres nas obras.
Assistência psicológica
Oferecemos a nossos funcionários assistência psicológica no ambiente de trabalho, investindo na saúde mental de nossa equipe e em um ambiente de trabalho leve e colaborativo.
Assistência odontológica
Através de parceria com redes de atendimento odontológico, possibilitamos que nossos colaboradores tenham acesso aos cuidados de saúde bucal.
Atuação com a comunidade
Doação de cestas básicas para projetos solidários;
Doações financeiras para projetos solidários que incentivam a prática de esportes em comunidades carentes.
Desenvolvimento humano:
Através do programa “Talentos Aceplan”, buscamos incentivar os projetos criativos e o desenvolvimento dos talentos da nossa empresa, a fim de buscarmos inovação, melhoria dos processos e reconhecimento para os funcionários;
O Grupo Aceplan investe em treinamentos específicos para cada equipe, visando a melhoria contínua dos processos.
Satisfação dos clientes:
Realizamos pesquisa de satisfação com nossos clientes e analisamos mensalmente o índice de satisfação dos mesmos, dando a oportunidade para que nos enviem sugestões de melhoria;
Plano de desenvolvimento social
A cada empreendimento, criamos um plano de desenvolvimento social com as estratégias de aproximação e integração dos moradores da vizinhança, clientes e a sociedade, com o empreendimento em construção.
Fiscalização das condições de trabalho de empreiteiros
Realizamos periodicamente visitas aos alojamentos, fiscalizando as condições de trabalhos dos empreiteiros.
Desenvolvimento e treinamento constate da equipe
Além do diálogo de segurança, que ocorre semanalmente nas obras com reuniões educativas que tratam de assuntos de segurança do trabalho, saúde e direitos humanos, também investimos em treinamentos específicos para cada equipe, com profissionais especializados, visando a melhoria contínua dos processos.
Pesquisa de clima
Realizamos semestralmente pesquisa de clima com nossos colaboradores e empreiteiros buscando sempre a melhoria continua em nosso ambiente de trabalho.
Ouvidoria Interna
Disponibilizamos um canal de Ouvidoria, para que nossos colaboradores possam apresentar sugestões de melhoria, reclamações e denúncias, sem precisarem se identificar, trazendo mais conforto e segurança.
Grupo Gestor
O Grupo Aceplan investe em lideranças participativas e horizontais. Nosso Grupo Gestor é formado por gerentes das diferentes áreas e atua como um comitê executiva para avaliar e decidir estrategicamente.
Canal exclusivo e humanizado para atendimento/relacionamento com o cliente
Buscamos sempre a satisfação dos nossos clientes, para um bom relacionamento desde o momento da compra, entrega de chaves e pós entrega, buscando a melhoria continua dos nossos serviços e comunicação.
Oferecemos aos nossos clientes um atendimento online e presencial humanizado e personalizado de acordo com suas necessidades. Após a compra, o cliente recebe acesso ao painel do cliente, onde ele tem acesso a informações do empreendimento, plantas, mural de avisos, atualização mensal do andamento da obra com % de execução, galeria de fotos. Eles podem ainda emitir boletos, tirar dúvidas, deixar sugestões e reclamações.
Equipe de assistência técnica
Oferecemos o serviço de assistência técnica aos nossos clientes, com uma equipe interna especializada. Os clientes tem acesso a tabela de garantias disponível no manual do proprietário. Sendo necessário qualquer suporte técnico, basta abrir uma solicitação de assistência técnica no painel do cliente, para agendamento e atendimento da nossa equipe.
Transparência através do Acompanhamento de obra divulgado mensalmente através do painel do cliente e redes sociais
Mensalmente nossa equipe realiza o acompanhamento das obras, disponibilizando fotos/vídeos em nossas redes sociais e painel do cliente, acompanhadas às informações do estágio atual da obra repassadas pela Caixa Econômica Federal de acordo com a medição de obra realizada.
Planejamento com equipe multiprofissional
Realizamos periodicamente reuniões de planejamento com uma equipe multiprofissional, onde compartilhamos visões e experiências diferentes, utilizando uma metodologia de trabalho que promove o diálogo e a tomada de decisões de forma mais horizontal. Dessa forma, conseguimos realizar um planejamento estratégico onde é possível atingir os resultados de forma mais efetiva.
Visitas corporativas em todas as etapas da obra
Nosso Grupo Gestor realiza periodicamente visitas as obras, atestando a qualidade dos serviços realizados.
Triplo A
Somos reconhecidos pela Caixa Econômica Federal como empresa “Triple A”, por possuir alto nível de credibilidade financeira.
PBQP-H
No Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat temos a certificação no Nível A, que garante a qualidade das nossas habitações.
NDT
Possuímos a certificação NDT da Caixa Econômica. A certificação NDT (Nível de Desempenho Técnico) representa a qualificação técnica dos empreendimentos, desde o projeto até a entrega.