Empresário Mauro Campos fala da Rodovia do Contorno

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O empresário Mauro Campos, respondeu algumas perguntas para o jornal aQui esclarecendo todas as dúvidas sobre a construção do trevo localizado em frente ao bairro Jardim Mariana, entre outras informações. Veja abaixo a íntegra da entrevista: 

aQui – Quando o trevo em frente ao Jardim Mariana foi construído? 

Mauro Campos – Concluído em 2021, logo após a entrega do Empreendimento Jardim Mariana. 

aQui – Havia autorização da prefeitura de Volta Redonda para esta obra? 

Mauro Campos – O projeto de desmembramento das áreas, aprovado na Prefeitura, contemplava o acesso em asas de gaivota, que foi executado e existe lá hoje, conforme o Processo 12.771/18, de 25/ out/2018. E no DNIT com processo DNIT 50607.0001 407/2018 – 31, de 29 de maio de 2018. 

aQui – Foi apresentado à prefeitura de Volta Redonda algum estudo prévio sobre o trevo, antes da sua construção? Em caso positivo, qual foi o parecer da administração municipal? 

Mauro Campos – Não, pois é jurisprudência do DNIT, como noticiado por esse jornal em sua última edição e conforme despacho do Dnit nº SER – RJ/ COENGE – CAF -RJ, Processo 50607.000186/2021- 89, de 15/março/2021. SEI/ DNIT – 7730634 

aQui – O estudo prévio para a construção do trevo, caso exista, foi apresentado a algum outro órgão - estadual ou federal -, além da prefeitura de Volta Redonda? Qual foi o parecer desses órgãos?  

Mauro Campos – Sim, ao Órgão competente, o DNIT. São vários despachos, sendo os dois citados mais importantes e com parecer favorável, despacho do Dnit nº SER – RJ/ COENGE – CAF -RJ, Processo 50607.000186/2021- 89 de 10/maio/2021. SEI/ DNIT – 8135689 - Despacho e SEI/DNIT – 8504764 – 

aQui – Por que o senhor considera que este trevo “salva-vidas”, conforme citado em postagens nas redes sociais? Aliás, quantas famílias moram no Jardim Mariana? Sabe dizer quantas têm veículo próprio? 

Mauro Campos – O motivo pelo qual fizemos o investimento de quase meio milhão de reais foi exclusivamente para evitar acidentes no acesso dos empreendimentos. Isso é salvar vidas. Sem o trevo, os veículos atravessavam a pista para entrar e sair do Condomínio diretamente da Rodovia, onde a pavimentação se encontra precária e há excesso de velocidade de veículos pesados e de passeio. Hoje moram nos dois empreendimentos entregues em torno de 700 famílias. A informação dos veículos nós não temos, pois é muito variável e pessoal. 

aQui – O Dnit, ou qualquer outro órgão municipal, estadual ou federal, já indicou em quais parâmetros deve ser construído um trevo em frente ao Jardim Mariana? Qual seria o custo desta obra?  

Mauro Campos – O trevo de acesso aos empreendimentos foi feito baseado nas normas técnicas do órgão competente, o DNIT, e acompanhado pelo mesmo. O custo aproximado já citamos acima. 

aQui – Acha que o prefeito Neto não vai lhe atender por questões técnicas ou políticas, já que vocês não se entendem de longa data?  

Mauro Campos – A questão pessoal não é importante nesse momento. Não sei por que o prefeito não atenderia as reivindicações dos moradores, relacionadas à Rodovia, não posso responder por ele. Hoje, mais do que nunca, precisamos tratar como Prefeitura de Volta Redonda e Grupo Aceplan e focar em algo muito maior: o bem-estar de nossa população. O que sempre buscamos foi solucionar a questão do excesso de velocidade na rodovia. A prefeitura no governo anterior, do Samuca, pediu autorização ao Dnit e conseguiu colocar quebras molas na Rodovia do Contorno, no trevo de junção com a Rodovia dos Metalúrgicos. Porém, isso não ocorreu onde mais era urgente - mesmo com abaixo assinados em nome dos moradores e trabalhadores dos empreendimentos. Para se ter uma ideia do montante e dos investimentos que trazemos, além do benefício do sonho do imóvel próprio: nos últimos 11 anos, trouxemos para Volta Redonda mais de 300 milhões de reais, em investimentos, 1.970 apartamentos entregues. Hoje, estamos construindo em torno de 108 milhões em investimentos, 600 aptos em obra. E temos ainda, na Caixa Econômica Federal, aguardando somente aprovação da prefeitura, mais 127 milhões em investimentos, 708 apartamentos. Empregamos quase 300 funcionários, que sustentam suas famílias e movimentam a economia da cidade. Portanto, o que está em jogo são muitos empregos, impostos, geração de renda na economia do Município, famílias que querem comprar seu imóvel, com subsídio do Governo Federal e financiamento da Caixa. São fatores importantes demais para que divergências atrapalhem o desenvolvimento econômico e social de Volta Redonda. 

aQui – Tem mais algum empreendimento a lançar ao longo da Rodovia do Contorno? O problema do Jardim Mariana vai se repetir?  

Mauro Campos – Não há “problema do Jardim Mariana”. Há o problema primeiro de entendimento, quanto às questões do estado da Rodovia do Contorno, segundo as causas dos ACIDENTES, que ao nosso ver são EXCESSO DE VELOCIDADE e o péssimo ESTADO DA PAVIMEN-TAÇÃO. Quanto aos futuros empreendimentos, o crescimento de Volta Redonda será na zona sul da cidade, onde o índice de poluição é baixíssimo e a poucos quilômetros do centro, o resto é fantasia. As cidades do mundo crescem sempre ao longo das estradas, poucas cidades nascem do nada, como foram, por exemplo, Brasília, Las Vegas e Dubai. O que existem são medidas para minimizar os riscos, como nós o fizemos construindo pistas marginal e o trevo. 

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