O caminho para a entrega do seu apartamento
Adquirir um imóvel “na planta” é a maneira mais econômica de realizar o sonho da casa própria. No entanto, é preciso ter em conta que essa forma de comprar implica aguardar um tempo um pouco maior até a posse efetiva do imóvel, com o cumprimento de várias etapas.
A primeira etapa a ser cumprida é a construção. Essa é a fase mais demorada e é onde o Grupo Aceplan investe mais esforço para acelerar o trabalho. Mas a empresa não abre mão nem da qualidade de seus produtos, nem da segurança de seus colaboradores; por isso, o prazo contratual é calculado de forma a poder ser cumprido sem afetar essas variáveis.
Após a conclusão da construção em si, a equipe técnica da instituição financeira que fornece o financiamento para o empreendimento (geralmente a Caixa Econômica Federal) faz uma vistoria que atesta o término das obras. Mas isso ainda não é a liberação do imóvel para entrega, existem documentos essenciais para os compradores terem em mãos antes de receberem sua chave.
Paralelamente a essa vistoria, o Corpo de Bombeiros também precisa atestar a segurança contra incêndios, o que é feito em visita ao local. A Light, depois de checar as instalações elétricas, faz a ligação definitiva do prédio à rede de energia elétrica. As conexões com as redes de água e esgoto também são checadas pelo órgão responsável, que em Volta Redonda é o Saae-VR.
Finalmente, a Prefeitura de Volta Redonda, depois de receber as informações sobre a conclusão de todas essas etapas, emite o “Habite-se”, sem ele a moradia no imóvel é considerada irregular: “O empreendimento só está liberado 100% para habitação, quando todos os procedimentos forem cumpridos e assim, a prefeitura liberar o “Habite-se”, pois esse documento comprova que o empreendimento foi construído conforme o projeto e está em condições de ser habitado.” explicou o engenheiro civil do Grupo Aceplan, Pedro Citeli.
Prazo para a entrega:
No contrato assinado quando o imóvel é adquirido, consta um prazo para a entrega das chaves. Esse é o tempo máximo a se aguardar, mas o Grupo Aceplan não poupa esforços para antecipar a entrada do comprador em seu apartamento.