O papel da Construção Civil na economia brasileira
A construção civil é um dos pilares da economia brasileira, por gerar muitas oportunidades de empregos e garantir a renda de muitas famílias. Esse setor impulsiona o crescimento econômico e a redução do desemprego no Brasil, devido à grande necessidade de trabalhadores que a construção civil necessita. Dessa forma, o setor possui grande capacidade de contribuição para a retomada da economia brasileira pós-pandemia de Covid-19.
São milhões de pessoas empregadas diretamente na construção civil, desde o canteiro de obras a atividades administrativas. Segundo dados do Caged divulgados pelo Ministério da Economia, em 2020 o Brasil gerou 112 mil vagas de trabalho formais (CLT) na construção civil. Neste ano, de janeiro a abril, o setor no país já gerou mais de 135 mil vagas.
A construção civil além de ter grande importância na geração de empregos, ela tem grande relevância para a formação de novos bairros e regiões, impulsionando áreas ao desenvolvimento. Além disso, a construção de moradias, proporciona a realização da casa própria para muitas famílias, contribuindo para a diminuição do déficit habitacional.
O país ainda sente os reflexos da pandemia, mas o setor da construção é um dos mais importantes para o avanço e retomada da economia. Vale ressaltar, que a construção civil também movimenta outras atividades, como a produção de insumos, pois, muitos são produzidos no Brasil. Dessa forma, esse setor fortalece e valoriza o mercado nacional.