Grupo Aceplan realiza atividades de conscientização em apoio a Campanha Setembro Amarelo com colaboradores
Em setembro, é realizada mundialmente a campanha Setembro Amarelo, conscientizando a prevenção ao suicídio.
Essa iniciativa tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios, trazendo mais atenção ao tema, com informações sobre os sinais apresentados por uma pessoa que precisa de ajuda e como ela pode obtê-la. Para que essa campanha ganhe cada vez mais voz e salve mais vidas, o apoio e conscientização de toda a sociedade é fundamental.
O Grupo Aceplan apoia a campanha Setembro Amarelo e está sempre promovendo atividades para conscientizar e apoiar os colaboradores.
Nesta semana, abordamos a importância desse tema com nossos colaboradores, no encontro semanal de diálogo de Segurança. A colaboradora e estudante de psicologia do Grupo, Ana Keller, foi responsável pela dinâmica com os colaboradores das obras e comentou a importância de abordar esse tema com a equipe:
“O setembro amarelo é uma campanha de extrema importância para levar informações sobre um assunto que ainda é tão pouco falado, o suicídio. Trabalhar em uma empresa onde se importam e promovem essa conscientização entre seus colaboradores é muito bom, ver esse cuidado e poder participar dessa campanha falando mais sobre a valorização da vida agrega muito no nosso conhecimento e até mesmo em poder ajudar outras pessoas. Poder ver a participação dos funcionários e o quanto eles realmente querem aprender e estão abertos para falar sobre o assunto, foi muito legal e gratificante.
O colaborador Alan da Silva , pedreiro de acabamento, comentou sobre a importância dessa iniciativa com os colaboradores:
“Achei muito importante a iniciativa e preocupação da empresa com a saúde mental dos funcionários. Na nossa vida nós carregamos muitos problemas, vários tipos de situações e a empresa fazer essa dinâmica, conversar sobre o setembro amarelo, consegue abrir mais a nossa mente, até mesmo para questões familiares, com nossas esposas, filhos, companheiros de serviço. Pensar antes de falar, porque muitas vezes para a gente pode não ser nada, mas para quem já está passando por diversas situações e está recebendo aquela palavra, machuca. Uma vez que a palavra está dentro de mim eu sou o dono dela, mas a partir do momento que eu libero essa palavra ela pode machucar e até matar alguém. Então é muito importante refletirmos de como tratamos os outros, as palavras ditas e sabermos acolher as pessoas.”
Na sede, a palestra e dinâmica foi conduzida pela terapeuta do Grupo, Simone Santos. A colaboradora Victória Araújo comentou:
“Foi um momento de extrema importância em relação a conscientização quanto à prevenção ao suicídio, mostrando o quão importante é a nossa saúde mental. A dinâmica feita demonstrou o cuidado que temos que ter com nós mesmos, elevando sempre o amor próprio e autocuidado. Além da importância da empatia e cuidado com nossos familiares, amigos e companheiros de trabalho.”
Sua vida vale muito! Se você precisa de ajuda, disque 188 para falar com o CVV.